¬Manual ROTAM LS
¬Oque a ROTAM faz?
1- Participar de operações para retomar áreas sob forte influência criminosa.
2- Realizar a segurança de locais/pessoas importantes.
3- Realizar rondas, onde a PRIORIDADE é retirar as drogas e materiais das ruas ou pegar procurados.
4- Realizar resgates de pessoas sequestradas que não sejam Terroristas,caso contrario precisa da autorização da GN.
5- Organizar Blitz com o objetivo de retirar drogas e materiais das ruas.
6- Realizar operações para impedir rachas no aero de Los Santos.
-Para realizar o item 1, é necessária a organização de um major ou superior..
-Para realizar o item 2, é necessário o pedido de um prefeito ou líder de uma organização governamental.
-Para realizar o item 3,é importante a organização sendo feita pelo cargo mais alto online.
-Não é necessária permissão para o item 4,todos que estiverem online tem que ir,só é permitido ir sozinho um major ou lider,dependendo da ocasião.
-Para realizar o item 5, é necessário organização de um major ou superior.Para realizar o item 6, é necessário organização do cargo mais alto online.
¬Regras:
1- Não dar /su em Terroristas, ou dar/su em zonas de guerra (Unity, Glen Park, Morro, Casarão).
2- Não usar spray ou /imo em combate.
3- Não realizar DB em um suspeito à pé ou em bicicleta.
4- Não atirar sem motivo. (DM)
5- Não floodar (qualquer canal, seja o local, o /d, o /r, e muito menos o /gov!).
6- Não discutir no /r ou /d, principalmente se por motivos fúteis.
7- Não desobedecer ordens de um superior que tenham a intenção de organizar a situação.
8- Não pedir cargo ou "puxar saco" de superiores.
9- Não /equipar em combate.
10- Não ir em HQ dos Terroristas.
11- Não atirar em presos.
12- Não usar o /gov sem permissão de um superior.
13- Não sair da HQ sem equipar ou /batercartao.
14- Não entrar no Team Speak antes ou pouco após logar(a não ser que tenha um bom motivo)
15- Sempre avisar quando for dar um /su (para não sair mais de um /su no suspeito)
16- Comparecer em uma chamada na HQ,seja para o que for,chamou HQ largue tudo o que estiver fazendo e compareça rapidamente.
17- Não desrespeitar o colega,chingamentos entre membros ou brigas não serão toleradas.
18- Não usar da autoridade como ROTAM para beneficiar a si mesmo.(Abuser)
19- Nunca revistar sem o suspeito estar de /handsup ( só se estiver dentro da nossa HQ )
20- Não atirar no procurado sem antes mandar o /m.
OBS: A quebra de qualquer uma dessas regras poderá resultar na perda de cargo ou até demissão.
OBS 2: Regras como não permitir agressões morais ou uso de cheaters são redundanas ou ser anti-rpg, pois são regras do próprio servidor, e quem descumpri-las estará sujeito a punições dos próprios ADM's.
¬Comandos:
/br – Cria uma barreira.
/rbr – Destrói sua barreira.
/presos - Vê a lista de presos.
/procurados – Vê a lista de procurados.
/retirar [drogas ou materiais] – Retira coisas ilegais dos presos, ou em uma ronda caso o suspeito siga as ordens.
/tr - Retoma a situação de uma certa área. Você terá que ficar no território por alguns segundos.
/m mensagem – (megafone)Fala alto para todos próximos à aquela área ouvirem. Sempre usar em rondas.
/r – Fala no radio com todos os membros.
/d - Fala no rádio com todos os membros da ROTAM, PM, GN , SAMU e PF.
/pi – Abre a porta para o acesso às celas.(PM)
/pr - Abre portão para limpar ficha(somete na HQ PM)
/batercartao – Pega o seu distintivo, assim você pode prender alguém.
/gov – Dá um aviso do governo ao público.(apenas com permissão de um superior).
/imo - Paralisa a pessoa mais próxima. (Só utilizar em civis desarmados)
/arrombar - Entra em uma casa trancada. (só utilizar em operações especiais, e com permissão do oficial comandante)
/membros - vê os membros da rotam que estão online
/PB2 - Abre portão Rotam de onde voce nasce
¬Tipos de /su:
TH- tentativa de homicídio (qualquer agressão física a um indivíduo, ou armada a um veículo tripulado)
Fuga - caso o suspeito fuga
Vandalismo- agreção física a um veículo tripulado
Desacato- Desobedecimento de ordens policiais, após um aviso /m "ordem" ou levará /su por desacato! ;ou agressão moral a um policial.
Sequestro- Caso o sequestrador não seja de uma org terrorista.
Invasão- A locais proibidos ou interditados, após um aviso.
Cumplice- caso um suspeito seja cumplice se fuga ou sequestro.
Ajuste- por dm ou desacato policial quando estiver na cela.
Roubo- caso alguem roube algo na sua frente, como um veículo.
Assalto- Caso veja um assalto acontecendo,só tente impedir se tiver membros suficientes.
Racha- Utilizado para quem estiver fazendo racha no aero de los santos.
Drogas- Para um suspeito que estiver portanto drogas.(só utilizado em ronda )
Materiais- Para um suspeito que estiver portando materiais.(só utilizado em ronda )
OBS:Nenhum outro tipo de /su deverá ser usado por um ROTAM.
¬Cargos:
Cargo 1 - Na ROTAM não existe agentes,pois pessoas para entrar na ROTAM já devem ser melhor naquilo que fazem,não é a toa que somos uma divisão de elite.
Cargo 2 - Soldado - Membro "fixo" , realiza rondas, busca de procurados, participa de sequestros apenas junto a um cargo 3 ou superior, para ser promovido é necessário fazer o teste para graduação, o lider fará teste se for bem será promovido.
Cargo 3 - Sargento - ajudar os cargos abaixo dele a aprender a jogar , pode rondar e pegar os /dominar,organizar resgates de réfens,o sargento foi um soldado que demostrou ter capacidade para subir de cargo por cumprir com seus compromissos de forma correta.
Cargo 4 - 1º Tenente - São membros experiêntes que já tem uma certa confiança do lider,deve sempre orientar o cargos inferiores a nunca ficarem sem fazer nada na HQ,sempre estar chamando pra rondar ou caçar procurados,o 1º Tenente é o cargo que precisa mais demostrar trabalho pois sua promoção leva a ser um dos cargos mais importantes da ROTAM que é o major e com muito responsabilidade.
Cargo 5 - Major - Abaixo do sub lider é o cargo mais alto da ROTAM,podem iniciar operações e fazer treinamentos diários,além de organizar os membros,pois um major já sabe tudo que deve ser feito.(Tambem Serve pra Atirador De Elite).
Cargo 6 - Tenente Coronel - Esse é o homem de confiança do lider,ele lidera a ROTAM quando o lider está ausente,ele tem que honrar esse cargo de muita responsabilidade e continuar demostrando trabalho,pois com uma saída do lider ele será o escolhido para assumir a liderança da ROTAM,porém nunca chegue nesse cargo de olho na liderança e sim com vontade de ajudar o seu lider a melhorar sempre a org.O sub tem o poder de demitir qualquer um portanto que seja por justa causa,ele nao está autorizado a fazer testes ou convidar alguem para a org,se feito isso irá perder o cargo de sub-lider.
¬Veiculos:
HPV-100:Todos os Cargos
NRG-500:C5+
POLICE CAR ( VIATURA ):Todos os Cargos
POLICE RANGER:C2+
SECURICAR ( CAVEIRAO ):C2+
FBI RANCHER:C2+
CHETAAH:C5+
¬Procedimentos:
Rondas:
A ronda é sempre realizada em com 2+. A dupla é divida em motorista e atirador. O cargo mais alto da dupla pode escolher quem assume qual papel. Em uma ronda, o objetivo é retirar as drogas e materiais das ruas, abordando possíveis traficantes e retirando seus artigos ilegais.Caso o suspeito esteja portando drogas ou matériais ele tomará /su por drogas ou matériais,e levará voz de prisão e o policial faz o procedimento para prender o meliante.
MOTORISTA: O motorista tem o dever de escolher quem será abordado, e tocar a sirene quando passar perto dele. O motorista deve dar /su em caso de: TH, fuga (à pé). Em caso de fuga à pé, o motorista deve derrubar o suspeito com o carro, para que o atirador possa abatê-lo, sempre tomando cuidado para não tirar muita vida, pois se tornaria DB.O motorista só desce do carro caso haja reação armada do suspeito, e isso após dar o /su de TH.
ATIRADOR: O atirador tem o dever de usar o /m quando o motorista escolher quem será abordado. Após a sirene tocar, o atirador deve utilizar /m PARADO, DESÇA DO VEÍCULO E /HANDSUP Caso o suspeito desça do carro e dê /handsup, o atirador descerá da viatura, utilizará /revistar id, caso haja drogas ou materiais, eles deverão ser retirados e o suspeito tomar /su e ser levado preso. Se o suspeito estiver limpo deverá ser liberado depois que agradecer sua colaboração.Caso o suspeito desça do carro e dispare, o atirador deverá descer e revidar os tiros, lembrando que o motorista dará o /su por TH o mais rápido possível. Caso o suspeito fuja , à pé, o atirador deve persegui-lo também à pé, e abatê-lo. Caso o suspeito NÃO desça do veículo, o atirador deve dar /su id fuga (é o único /su que o atirador pode dar), e disparar contra o veículo apertando H e utilizando sua MP5. O atirador desce do carro conforme o suspeito. Se o suspeito desce, o atirador desce, caso ele entre no carro, o atirador entra.
Busca de Procurados:
Quando for atrás de procurados é aconselhavel ir no minimo em duplas ou mais, o detetive deve dirigir, se possível o atirador ser mecanico, para abastecimento e reparo do veículo, o atirador digitar /procurados e dizer o id de quem deve ir atrás, e ele deve ir orientando o motorista usando /localizar id. Quando é encontrado o procurado o atirador deve dizer /m VOCE É PROCURADO SE RENDA E /HANDSUP E TUDO FICARA BEM OU SERÁ ABATIDO, caso o procurado coopere e dê /handsup você deve retirar as armas dele, revistar e retirar materiais e drogas,e diga para que entre no carro,conte até 5 para ele entrar,caso ele não entre pode abrir fogo,se ele entrar você deve algema-lo e leva-lo parar a HQ para ser preso,caso o procurado nao coopere ele deve ser apenas abatido e morto.
Obs : Caso o suspeito fuja no primeiro aviso,ele já deve ser abatido sem ter outra chance de se render,pois o mesmo já mostrou não ser digno de confiança,mas se com a chegada da ROTAM o suspeito já der logo /handsup,não atirem,conte até 5 e mande entrar no carro,o suspeito deve entrar no carro na contagem,se isso não acontecer pode abrir fogo.
¬Oque a ROTAM faz?
1- Participar de operações para retomar áreas sob forte influência criminosa.
2- Realizar a segurança de locais/pessoas importantes.
3- Realizar rondas, onde a PRIORIDADE é retirar as drogas e materiais das ruas ou pegar procurados.
4- Realizar resgates de pessoas sequestradas que não sejam Terroristas,caso contrario precisa da autorização da GN.
5- Organizar Blitz com o objetivo de retirar drogas e materiais das ruas.
6- Realizar operações para impedir rachas no aero de Los Santos.
-Para realizar o item 1, é necessária a organização de um major ou superior..
-Para realizar o item 2, é necessário o pedido de um prefeito ou líder de uma organização governamental.
-Para realizar o item 3,é importante a organização sendo feita pelo cargo mais alto online.
-Não é necessária permissão para o item 4,todos que estiverem online tem que ir,só é permitido ir sozinho um major ou lider,dependendo da ocasião.
-Para realizar o item 5, é necessário organização de um major ou superior.Para realizar o item 6, é necessário organização do cargo mais alto online.
¬Regras:
1- Não dar /su em Terroristas, ou dar/su em zonas de guerra (Unity, Glen Park, Morro, Casarão).
2- Não usar spray ou /imo em combate.
3- Não realizar DB em um suspeito à pé ou em bicicleta.
4- Não atirar sem motivo. (DM)
5- Não floodar (qualquer canal, seja o local, o /d, o /r, e muito menos o /gov!).
6- Não discutir no /r ou /d, principalmente se por motivos fúteis.
7- Não desobedecer ordens de um superior que tenham a intenção de organizar a situação.
8- Não pedir cargo ou "puxar saco" de superiores.
9- Não /equipar em combate.
10- Não ir em HQ dos Terroristas.
11- Não atirar em presos.
12- Não usar o /gov sem permissão de um superior.
13- Não sair da HQ sem equipar ou /batercartao.
14- Não entrar no Team Speak antes ou pouco após logar(a não ser que tenha um bom motivo)
15- Sempre avisar quando for dar um /su (para não sair mais de um /su no suspeito)
16- Comparecer em uma chamada na HQ,seja para o que for,chamou HQ largue tudo o que estiver fazendo e compareça rapidamente.
17- Não desrespeitar o colega,chingamentos entre membros ou brigas não serão toleradas.
18- Não usar da autoridade como ROTAM para beneficiar a si mesmo.(Abuser)
19- Nunca revistar sem o suspeito estar de /handsup ( só se estiver dentro da nossa HQ )
20- Não atirar no procurado sem antes mandar o /m.
OBS: A quebra de qualquer uma dessas regras poderá resultar na perda de cargo ou até demissão.
OBS 2: Regras como não permitir agressões morais ou uso de cheaters são redundanas ou ser anti-rpg, pois são regras do próprio servidor, e quem descumpri-las estará sujeito a punições dos próprios ADM's.
¬Comandos:
/br – Cria uma barreira.
/rbr – Destrói sua barreira.
/presos - Vê a lista de presos.
/procurados – Vê a lista de procurados.
/retirar [drogas ou materiais] – Retira coisas ilegais dos presos, ou em uma ronda caso o suspeito siga as ordens.
/tr - Retoma a situação de uma certa área. Você terá que ficar no território por alguns segundos.
/m mensagem – (megafone)Fala alto para todos próximos à aquela área ouvirem. Sempre usar em rondas.
/r – Fala no radio com todos os membros.
/d - Fala no rádio com todos os membros da ROTAM, PM, GN , SAMU e PF.
/pi – Abre a porta para o acesso às celas.(PM)
/pr - Abre portão para limpar ficha(somete na HQ PM)
/batercartao – Pega o seu distintivo, assim você pode prender alguém.
/gov – Dá um aviso do governo ao público.(apenas com permissão de um superior).
/imo - Paralisa a pessoa mais próxima. (Só utilizar em civis desarmados)
/arrombar - Entra em uma casa trancada. (só utilizar em operações especiais, e com permissão do oficial comandante)
/membros - vê os membros da rotam que estão online
/PB2 - Abre portão Rotam de onde voce nasce
¬Tipos de /su:
TH- tentativa de homicídio (qualquer agressão física a um indivíduo, ou armada a um veículo tripulado)
Fuga - caso o suspeito fuga
Vandalismo- agreção física a um veículo tripulado
Desacato- Desobedecimento de ordens policiais, após um aviso /m "ordem" ou levará /su por desacato! ;ou agressão moral a um policial.
Sequestro- Caso o sequestrador não seja de uma org terrorista.
Invasão- A locais proibidos ou interditados, após um aviso.
Cumplice- caso um suspeito seja cumplice se fuga ou sequestro.
Ajuste- por dm ou desacato policial quando estiver na cela.
Roubo- caso alguem roube algo na sua frente, como um veículo.
Assalto- Caso veja um assalto acontecendo,só tente impedir se tiver membros suficientes.
Racha- Utilizado para quem estiver fazendo racha no aero de los santos.
Drogas- Para um suspeito que estiver portanto drogas.(só utilizado em ronda )
Materiais- Para um suspeito que estiver portando materiais.(só utilizado em ronda )
OBS:Nenhum outro tipo de /su deverá ser usado por um ROTAM.
¬Cargos:
Cargo 1 - Na ROTAM não existe agentes,pois pessoas para entrar na ROTAM já devem ser melhor naquilo que fazem,não é a toa que somos uma divisão de elite.
Cargo 2 - Soldado - Membro "fixo" , realiza rondas, busca de procurados, participa de sequestros apenas junto a um cargo 3 ou superior, para ser promovido é necessário fazer o teste para graduação, o lider fará teste se for bem será promovido.
Cargo 3 - Sargento - ajudar os cargos abaixo dele a aprender a jogar , pode rondar e pegar os /dominar,organizar resgates de réfens,o sargento foi um soldado que demostrou ter capacidade para subir de cargo por cumprir com seus compromissos de forma correta.
Cargo 4 - 1º Tenente - São membros experiêntes que já tem uma certa confiança do lider,deve sempre orientar o cargos inferiores a nunca ficarem sem fazer nada na HQ,sempre estar chamando pra rondar ou caçar procurados,o 1º Tenente é o cargo que precisa mais demostrar trabalho pois sua promoção leva a ser um dos cargos mais importantes da ROTAM que é o major e com muito responsabilidade.
Cargo 5 - Major - Abaixo do sub lider é o cargo mais alto da ROTAM,podem iniciar operações e fazer treinamentos diários,além de organizar os membros,pois um major já sabe tudo que deve ser feito.(Tambem Serve pra Atirador De Elite).
Cargo 6 - Tenente Coronel - Esse é o homem de confiança do lider,ele lidera a ROTAM quando o lider está ausente,ele tem que honrar esse cargo de muita responsabilidade e continuar demostrando trabalho,pois com uma saída do lider ele será o escolhido para assumir a liderança da ROTAM,porém nunca chegue nesse cargo de olho na liderança e sim com vontade de ajudar o seu lider a melhorar sempre a org.O sub tem o poder de demitir qualquer um portanto que seja por justa causa,ele nao está autorizado a fazer testes ou convidar alguem para a org,se feito isso irá perder o cargo de sub-lider.
¬Veiculos:
HPV-100:Todos os Cargos
NRG-500:C5+
POLICE CAR ( VIATURA ):Todos os Cargos
POLICE RANGER:C2+
SECURICAR ( CAVEIRAO ):C2+
FBI RANCHER:C2+
CHETAAH:C5+
¬Procedimentos:
Rondas:
A ronda é sempre realizada em com 2+. A dupla é divida em motorista e atirador. O cargo mais alto da dupla pode escolher quem assume qual papel. Em uma ronda, o objetivo é retirar as drogas e materiais das ruas, abordando possíveis traficantes e retirando seus artigos ilegais.Caso o suspeito esteja portando drogas ou matériais ele tomará /su por drogas ou matériais,e levará voz de prisão e o policial faz o procedimento para prender o meliante.
MOTORISTA: O motorista tem o dever de escolher quem será abordado, e tocar a sirene quando passar perto dele. O motorista deve dar /su em caso de: TH, fuga (à pé). Em caso de fuga à pé, o motorista deve derrubar o suspeito com o carro, para que o atirador possa abatê-lo, sempre tomando cuidado para não tirar muita vida, pois se tornaria DB.O motorista só desce do carro caso haja reação armada do suspeito, e isso após dar o /su de TH.
ATIRADOR: O atirador tem o dever de usar o /m quando o motorista escolher quem será abordado. Após a sirene tocar, o atirador deve utilizar /m PARADO, DESÇA DO VEÍCULO E /HANDSUP Caso o suspeito desça do carro e dê /handsup, o atirador descerá da viatura, utilizará /revistar id, caso haja drogas ou materiais, eles deverão ser retirados e o suspeito tomar /su e ser levado preso. Se o suspeito estiver limpo deverá ser liberado depois que agradecer sua colaboração.Caso o suspeito desça do carro e dispare, o atirador deverá descer e revidar os tiros, lembrando que o motorista dará o /su por TH o mais rápido possível. Caso o suspeito fuja , à pé, o atirador deve persegui-lo também à pé, e abatê-lo. Caso o suspeito NÃO desça do veículo, o atirador deve dar /su id fuga (é o único /su que o atirador pode dar), e disparar contra o veículo apertando H e utilizando sua MP5. O atirador desce do carro conforme o suspeito. Se o suspeito desce, o atirador desce, caso ele entre no carro, o atirador entra.
Busca de Procurados:
Quando for atrás de procurados é aconselhavel ir no minimo em duplas ou mais, o detetive deve dirigir, se possível o atirador ser mecanico, para abastecimento e reparo do veículo, o atirador digitar /procurados e dizer o id de quem deve ir atrás, e ele deve ir orientando o motorista usando /localizar id. Quando é encontrado o procurado o atirador deve dizer /m VOCE É PROCURADO SE RENDA E /HANDSUP E TUDO FICARA BEM OU SERÁ ABATIDO, caso o procurado coopere e dê /handsup você deve retirar as armas dele, revistar e retirar materiais e drogas,e diga para que entre no carro,conte até 5 para ele entrar,caso ele não entre pode abrir fogo,se ele entrar você deve algema-lo e leva-lo parar a HQ para ser preso,caso o procurado nao coopere ele deve ser apenas abatido e morto.
Obs : Caso o suspeito fuja no primeiro aviso,ele já deve ser abatido sem ter outra chance de se render,pois o mesmo já mostrou não ser digno de confiança,mas se com a chegada da ROTAM o suspeito já der logo /handsup,não atirem,conte até 5 e mande entrar no carro,o suspeito deve entrar no carro na contagem,se isso não acontecer pode abrir fogo.